Agenda da Semana - 14/03 a 21/03
EDITORIAL
Quaresma: tempo de olhar para a cruz de Cristo
Na quaresma a sobriedade marca a ornamentação e o clima das nossas igrejas. No lugar de flores vistosas, plantas modestas e cactos. Imagens cobertas por um tecido roxo. Os instrumentos ruidosos dos ministérios de música são afastados temporariamente. Tudo isso para que possamos focar o nosso olhar nos passos de Cristo.
No Evangelho deste final de semana, Jesus de certo modo já antecipa que será erguido na cruz, e salienta: fui enviado ao mundo para salvar, não para condenar.
A cruz nos recorda a doação total por amor. E prova disso é que mesmo diante de toda dor, de todo sofrimento, Jesus ainda protagonizou gestos que cumprem tudo o que ele disse durante a sua vida pública. Pediu ao Pai que nos perdoasse, deixou Maria como nossa Mãe, perdoou os pecados do ladrão.
Portanto, neste tempo quaresmal, devemos volver o nosso olhar para a Cruz de Cristo e pensar o quanto nossas ações têm refletido os gestos de Cristo na cruz. Somos discípulos Dele e, como tal, devemos replicar suas obras neste mundo: o perdão, o amor e a caridade vivenciadas no calvário devem estar presentes diariamente em nossas vidas.
Querido leitor: convido-o a fazer um exercício nesta reta final da quaresma. Coloque uma cruz em um lugar de destaque na sua casa. Um local em que você direcionará o seu olhar para a cruz diariamente. Sempre que vislumbrar a cruz se pergunte: estou vivendo o amor, a caridade e o perdão como Jesus ensinou?
Deus amou tanto o mundo que nos enviou seu filho único, diz o Evangelho. Não deixemos este presente passar despercebido. Assim seja!
Ricardo Morais Pereira
Membro da Pascom
Paróquia Imaculada Conceição