Agenda Semanal - 07/03 a 14/03
EDITORIAL
Coragem para mudar
Chegamos ao terceiro domingo da quaresma e, neste final de semana, acompanhamos com o coração alegre a visita do Papa Francisco ao Iraque. Uma viagem que São João Paulo II quis fazer, mas não conseguiu.
Veja, querido leitor, embora a Campanha da Fraternidade aconteça apenas no Brasil, a atitude do pontífice mostra que o diálogo não é uma atitude que deve ser buscada apenas pela Igreja brasileira, e sim por todos os cristãos. E o que me chama a atenção nesse ato é a coragem do Papa em promover a mudança.
Para Francisco poderia ser muito mais cômodo permanecer em Roma, falando apenas para e de dentro de seus muros. No entanto, com muita coragem, o Papa se colocou em saída e foi até o país de maioria muçulmana, e ali deixou uma mensagem de amor, esperança, união e paz.
Fico me perguntando: o que inspira um Papa de 84 anos, com as dificuldades que a idade lhe impõe, a estar buscando o diálogo em um ambiente tão improvável? E a resposta está nas Sagradas Escrituras em diversas passagens.
Jesus deixou a instrução para que seus discípulos levem o Evangelho para todos. Pediu que amemos uns aos outros. Motivou para que exercitemos constantemente o perdão.
E o Papa, tal como os seus sucessores, está vivendo o que nos ensina o Evangelho. E é isso que nós cristãos devemos ter: a coragem para mudar a realidade na qual estamos inseridos por meio da vivência do Evangelho. Assim seja!