Informação Especial - 12/01 - Igreja no Brasil agora conta com o serviço de um Observatório da Comunicação Religiosa
Igreja
no Brasil agora conta com o serviço de um Observatório da Comunicação Religiosa
IMPRENSA
CNBB
08/01/2021
Desde
o final do ano passado, a Igreja conta com o trabalho de um Observatório da
Comunicação Religiosa no Brasil. Trata-se de uma iniciativa que foi puxada pela
Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), com a adesão da Comissão Brasileira
de Justiça e Paz (CBJP). Este observatório está a serviço da Comissão Episcopal
Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB).
Reunião
do Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil, dia 26 de outubro de 2020.
Neste encontro, a equipe foi oficialmente confirmada. Foto: print.
O
órgão é composto por uma equipe de reflexão permanente e conta com a
participação de religiosos, religiosas, leigos e leigas. O trabalho está sob a
coordenação da irmã Neusa dos Santos, doutora em Comunicação e Semiótica, do
padre Dário Dário Bossi, provincial dos Missionários Combonianos, e do
professor emérito da Faculdade de Comunicação da Unb, em Brasília-DF, Venício
A. de Lima, também pesquisador e autor de vários livros referenciais sobre o
diálogo no campo de comunicação.
As
reuniões do observatório contarão, em momentos específicos, com a presença da
presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês
Ribeiro, e do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão
Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol.
Segundo
a irmã Neusa dos Santos, membro da coordenação, este Observatório inspira-se no
valor da comunicação como processo evangelizador a serviço de uma autêntica cultura
do encontro e quer contribuir para qualificar sempre mais a comunicação da
Igreja Católica no País.
Tem
por objetivo oferecer à Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e à
Assessoria de Comunicação da CNBB uma análise permanente e concreta das
diversas formas e meios de comunicação da Igreja no Brasil, incluindo os
veículos de massa (Televisão, Rádio e Jornal), as mídias sociais e analisando
também a interação da comunicação religiosa com a sociedade.
O
Observatório proporá um calendário de ações voltado para a Comunicação da
Igreja Católica em suas diversas esferas, oferecendo à Comissão para a
Comunicação da CNBB e ao Conselho Permanente da entidade uma análise de mídia
ou de tema de aprofundamento ao longo do ano.
Membros
do Observatório de Comunicação
Coordenação:
Irmã
M. Neusa dos Santos, religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada
Conceição, (jornalista, doutora em Comunicação e Semiótica e mestra em
Comunicação e Consumo)
Padre
Dário Bossi, MCCJ, provincial dos Missionários Combonianos
Venício
Lima, professor emérito da Universidade de Brasília
Irmã
Helena Corazza, FSP, diretora do SEPAC
Paulinas (Serviço à Pastoral da Comunicação)
Irmã
Patrícia Silva, FSP, assessora de comunicação da CRB)
Irmão
Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R, diretor de programação da TV Aparecida)
Padre
Antônio Iraildo Alves de Brito, SSP, diretor da FAPCOM (Faculdade Paulus de
Tecnologia e Comunicação);
Robson
Sávio, especialista em Teoria e Prática da Comunicação, coordenador do Nesp/PUC
Minas e membro do grupo de análise de conjuntura política da CNBB
Milton
Rondó Filho, diplomata aposentado pelo Instituto Rio Branco
Fonte:https://www.cnbb.org.br/observatorio-igreja-no-brasil-comunicacao-religiosa/