Crônica da Semana - ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

“...o reino do céu está próximo”... o reino do céu é o próximo...

 - Domingos Antônio de Almeida -

Na última crônica que escrevi para este informativo, sem medo de errar ou de voltar atrás eu dizia que um dia as pessoas poderão falar que eu fiquei louco, e que eu não devo estar longe disso, mas nunca poderão dizer que perdi a fé. Meditando o Evangelho de domingo, esta convicção de fé e loucura ganhou mais força dentro de mim.

Desde criança, embora eu não merecesse e nem tivesse santidade para isto, Deus sempre me fez revelações muito profundas, e uma dessas revelações está ligada à Eucaristia. Eu aprendi na catequese que Ela tem aparência de pão e vinho, mas é o Corpo e o Sangue de Jesus. Já adulto minha convicção me levou a entender que isso é verdade. Posteriormente Deus me fez ver que a Eucaristia não é o corpo físico de Jesus, a Eucaristia é o Corpo místico, é o corpo espiritual de Jesus. Ou seja, parece matéria, mas não é matéria.

Em relação ao Evangelho de domingo, Deus me fez ver outra revelação: Jesus está sempre no meio de nós. Quando Jesus diz que o reino do céu está próximo, Ele não está falando de tempo e nem de lugar, na verdade o reino do céu é o próximo, e é exatamente por isso que esse reino está tão perto de nós. Hoje eu tenho convicção de que tudo aquilo que eu fizer de bom para meu próximo, eu estou fazendo para Jesus, e por outro lado, se eu deixar de fazer o bem, é para Jesus que eu deixei de fazê-lo.

Na história de alguns santos, São Francisco de Assis carregou Jesus no colo e São Cristóvão carregou Jesus nos ombros. Mas aí eu pergunto, será que de fato Jesus esteve no colo e nos ombros destes santos? A resposta é sim e é não. Isso parece confuso, mas não é. São Francisco estava carregando um leproso no colo, e à medida que São Francisco caminhava, o leproso ficava mais pesado. Ao reparar bem no leproso, São Francisco viu que ele estava carregando o próprio Jesus. Na verdade esse leproso era um homem como qualquer outro leproso de Assis, só que o Evangelho se concretizou na vida de São Francisco, o qual entendeu perfeitamente que Jesus estava presente naquele leproso. Ajudando aquele homem doente, Francisco estava ajudando o próprio Jesus. São Cristóvão ao ajudar um menino atravessar o rio, ele fez isso com tanto carinho e zelo pela criança, que sentiu nela a presença do próprio Jesus.

São José e Nossa Senhora, como verdadeiros seguidores de Cristo, foram mais longe, pois além de cumprirem a obrigação de carregarem Jesus no colo na condição de pais, eles com certeza carregaram Jesus nos pobres e sofredores da época deles aqui na terra. Carregar Jesus Menino no colo foi obrigação e dever de São José e de Nossa Senhora. Hoje nosso dever é carregar Jesus na pessoa que precisa de nós, e o próprio Jesus nos confirma isto ao dizer “em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!”.