Crônica da Semana - Eu, missionário

 Eu, missionário

- Ricardo Morais Pereira -

Membro da PASCOM - Paróquia Imaculada

Estamos iniciando o mês de outubro, tempo em que a Igreja recorda e celebra os missionários. Mas, afinal de contas, o que é ser um missionário?

Se visitarmos o dicionário, dentre as diversas definições encontramos para missão: incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem.

Pois bem, nas sagradas escrituras encontraremos diversas passagens onde Jesus nos atribui tarefas. Certo dia, Ele disse que nós devemos amar o próximo como a nós mesmos. Em outra ocasião afirmou que aquele que acolhe e dá de comer aos famintos é a Ele próprio que está acolhendo e alimentando. Em outra passagem nos convoca a anunciar a Sua boa nova a toda humanidade.

Existem centenas e centenas de mandatos nos Evangelhos. Jesus nos deixou muitos convites e convocações, e hoje permanece nos chamando para a missão na comunidade.

Na maioria das vezes, acabamos associando os missionários a expedições em localidades remotas. Entretanto, todos nós podemos ser missionários em nossas casas, no trabalho, na comunidade. Podemos ser missionários inclusive nas redes sociais. Por que não? Basta que ouçamos o que o Cristo nos pede.

Nos próximos dias o jovem Carlo Acutis, que faleceu em 2006 aos 15 anos, será beatificado. Mesmo com pouca idade, ele usou das suas habilidades com a internet para catalogar milagres e evangelizar. Foi um missionário no seu tempo.

Ou seja, eu posso ser um missionário, e você também!

Que Jesus nos inspire para a missão. Que Ele suscite em nós o amor e a coragem para anunciá-Lo a todos, sem qualquer distinção!

Santa Teresinha, rogai por nós!