Agenda Semanal - 23/08 a 30/08


EDITORIAL
Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo  (Mt 16,16)
Berenice Rosa de Lima Sant’ Anna

Ao celebrar a Vocação do Cristão Leigo, a Igreja nos convida a uma reflexão sobre o sentido do serviço à comunidade realizado com solicitude, cuidado, compreensão, tolerância, além de firmeza. Pelo nosso Batismo assumimos o compromisso de participar da missão de Jesus Salvador. Viver essa experiência de amor, à luz do Evangelho, exige de nós um conhecimento mais profundo de Jesus. Tal como São Pedro, precisamos reconhecer a identidade de Jesus, precisamos saber escutar a revelação do Pai e proclamar: “Jesus é o Messias, o Filho do Deus Vivo”.

Essa confissão de fé é o desafio de Cristo a toda pessoa que deseja segui-lo. Saber quem é Jesus é ter consciência do sim ao chamado para a construção do reino de Deus aqui na terra.  Com esse propósito, Ele quis que seus discípulos discutissem a Seu respeito, enquanto caminhava com eles na Sua missão evangelizadora: “E vós quem dizeis que eu sou?”.  O conhecimento espiritual da verdadeira identidade do Filho de Deus nos aponta também a importância de saber quem somos. Cada um de nós tem uma incumbência especial aos olhos de Deus.  Foi o que aconteceu com Simão que, após reconhecer o Deus Conosco inspirado pelo Espírito Santo, recebeu o poder e a autoridade para ser o chefe de Sua Igreja: “Tu és Pedro”, disse Jesus, traduzindo no nome do discípulo a firmeza de uma fé consolidada, forte como uma rocha para a Igreja nascente e para as gerações futuras.


Alicerçados na pedra da fé sobre a qual se edifica a nossa Igreja e em comunhão com o Espírito Santo sejamos capazes de encontrar Jesus no nosso dia a dia para que, no exercício da missão que nos foi confiada, possamos torná-lo conhecido e amado por todos.