Agenda Semanal - 13/12 a 20/12



EDITORIAL

3° Domingo do Advento

“Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor,” (Jo 1,23)

- Robson Sidney Ladeira -

Neste Domingo, e no próximo, celebraremos a primeira vinda de Cristo; a Kenosis. E o Evangelho nos apresenta aquele que foi o percussor de Jesus: João, o Batista. A Palestina do século I vivia um momento político e religioso muito conturbado e a vinda do Messias era esperado por todos aqueles que estavam sofrendo os desmandos da dominação romana. Nesse contexto, surge João Batista pregando uma conversão de vida para os judeus e os líderes religiosos, temendo pela perda de seus privilégios, enviam mensageiros para descobrir quem era aquele que pregava no deserto.

Ao ser interrogado, João se apresenta como testemunha Daquele que há de vir, Aquele que foi enviado por Deus para ser a luz que guiará o seu povo nas trevas. Assim, João afasta de si o título de “Messias” e se declara apenas a “Voz” que clama no deserto. Voz que convida a todos para “endireitarem o caminho do Senhor”. Caminho que era de pecado e afastamento de Deus e que Jesus está prestes a conduzir novamete ao Pai.

Por fim, ao ser questionado por que batizava, João revela que Aquele que está no meio deles e ainda não se revelou é que tem o verdadeiro Batismo. O batismo de João era de ruptura com uma vida de trevas e o desejo de aderir a uma nova vida. O verdadeiro Messias, do qual ele não era digno nem de ser seu escravo, será a “Luz” que libertará o homem da escuridão, da cegueira, da mentira, do egoísmo e do pecado.

 Então, fica o convite de João Batista pra cada um de nós hoje. Que possamos enxergar a verdadeira Luz que nos guia pelos caminhos de Deus e que nossas atitudes sejam para endireitar nossa estrada rumo à vida eterna. Que sejamos verdadeiros seguidores dessa Luz que possamos levar para todos os nossos irmãos a mensagem de que os caminhos são retos e iluminados para aqueles que seguem o Senhor.