Celebração Especial - 08/12 - Viva a Imaculada Conceição de Maria!

 Viva a Imaculada Conceição de Maria!

Hoje celebramos uma das festas mais bonitas e populares da Virgem Maria: a Imaculada Conceição. Maria não apenas não cometeu nenhum pecado, mas também foi preservada da herança comum da humanidade, os pecados originais.

Isso se deve à missão que Deus pretendeu que ela cumprisse desde o início: ser a mãe do Redentor. A base bíblica desta doutrina encontra-se nas palavras do anjo de Nazaré às jovens: «Alegrai-vos, cheias de graça, e o Senhor é convosco!» (Lc 1, 28).

Para esta grande festa houve nove dias de preparação e de oração. Este ano ainda mais especial, pois contamos com o tema geral: Maria e as Mães de Israel, fazendo assim um paralelo com a figura do Novo Testamento e as mulheres do Antigo Testamento.

São vários os motivos pelos quais muitos fiéis participam na festa da padroeira, muitos participam porque querem pedir e outros porque querem agradecer a graça recebida.

Nesses nove dias, como foi bonito a expressão de fé do povo, como é bom perceber que, apesar da dificuldade do tempo pandêmico, a alegria de celebrar a Imaculada Conceição se faz presente no coração dos devotos.

Não há melhor lugar para se expressar o amor, o carinho e também a devoção à Maria Imaculada do que a celebração eucarística. Celebrações estas que aconteceram tanto de manhã quanto à noite, possibilitando assim a participação de todos nos festejos da Imaculada Conceição.

Nas diversas celebrações, que aconteceram de forma restrita, contamos com diversas pastorais e movimentos de nossa Paróquia. Eles foram de grande ajuda para os devotos no uso de álcool em gel e no seguimento de todas as demais orientações sanitárias para que cuidemos da vida que é valiosa e também para organizar cada celebração.

Maria está diante de nós, como um auxílio poderoso que nunca desampara os filhos e filhas mais necessitados. Celebrando, então, a festa de nossa padroeira peçamos a ela a graça de ser fiéis aos ensinamentos de Deus, pra que assim nunca nos percamos nos desafios da vida.

Guilherme Costa
Seminarista da Diocese da Campanha